terça-feira, 17 de março de 2009

A Democracia e a Liberdade começa em Nós…


E, se ‘bem’ me lembro…hum (?) …e não é que, não me lembro mesmo! Não podia…ainda era menino…
Naquele tempo…sobre o qual, os nossos pais e avós tanto falavam! O tempo, em que neste país se vivia numa sociedade sem qualquer liberdade…no tempo do fascismo! (escrevo a palavra com minúscula, até porque ela foi ‘sinónimo’ de tanta dor, de tanta tristeza, de tanta injustiça, de tanta desigualdade…ainda hoje, lamento que houvesse gente com imensa capacidade intelectual, e que infelizmente, não tiveram a oportunidade de a desenvolver…e de a pôr ao alcance do mundo, de contribuir para as suas próprias realizações pessoais…as pessoas foram literalmente comiseradas, e daí, no meu entender, a palavra, nem mereça uma maiúscula!).
Naquela altura, a maioria das gentes…não conhecia, nem sabia o significado da palavra ‘Democracia’ (força de expressão), era probatória falar sobre o mesmo…até porque as pessoas não tinham acesso à informação, e no horizonte de cada qual, pairava um imenso mar (aliás como é apanágio de cada Cidadão destas ilhas), e a ânsia de alcançar o tão desejado ‘American Dream’, talvez, a única forma de liberdade e/ou a única saída para uma vida melhor.
E, se nesse determinado tempo, o Povo não tinha noção, por não ter igualdade de direitos, igualdade de oportunidades, nem tão pouco acesso à informação…hoje, por outro lado, assiste-se ao ‘vale tudo’!
Infelizmente, presenciamos uma desmesurada falta de civismo, e um ‘safe-se quem puder’…posso estar enganado…mas, será apenas a minha opinião, e direi que no verdadeiro sentido da palavra…não existe nem prática, e muito menos…conhecimento do significado da palavra Democracia!
Pelo menos para alguns…e, infelizmente…por este andar, não tardará o dia em que neste país reinará a total desgovernação…e não me refiro particularmente à visão político – partidária, mas acima de tudo, à vertente Humana…e cujos elementos essências para o bem estar, começam na preservação da nossa dignidade, dos nossos valores familiares…das nossas raízes! Sem isto…como podemos ter Democracia? Como podemos ter Liberdade?
Não querendo ser derrotista, nem tão pouco pessimista…no entanto, exalto a todos para que, de uma forma ou outra, quer seja, acima de tudo na educação que transmitimos aos nossos filhos, aos nossos sobrinhos, quer seja num momento circunstancial qualquer…na conversa com um amigo, na mesa de um café…enfim, peço-vos para que vinquem bem nas vossas conversas, a necessidade da tolerância, da compreensão…e a necessidade de defender o Respeito pela Humanidade – Não esqueçam…a Democracia e a Liberdade começa em ‘NÓS’!

17 De Março 2009 Por Paulo Ferro

Sem comentários:

Enviar um comentário